O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (9) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete aliados acusados de liderar a trama golpista contra o resultado das eleições de 2022. A análise está a cargo da Primeira Turma, composta pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Flávio Dino.
O julgamento teve início na semana passada, quando foram ouvidas as defesas dos acusados e a manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que se posicionou pela condenação de todos os réus. Agora, começa a fase de votação, que pode resultar em penas superiores a 30 anos de prisão.
Entre os elementos da denúncia estão a elaboração do plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa sequestros e até assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, além da chamada “minuta do golpe”, documento que seria usado para decretar estado de defesa e de sítio no país, na tentativa de impedir a posse de Lula. O grupo também é acusado de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
LEIA MAIS: