Brasil, 08 de setembro de 2025
Siga Nossas Redes
Últimas Notícias

CMPI do INSS ouve Lupi nesta segunda-feira

Pedetista esteve à frente do ministério da Previdência Social entre janeiro de 2023 e maio de 2025

Publicado em

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ouve o ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi (PDT), nesta segunda-feira (8). O pedetista esteve à frente da pasta entre janeiro de 2023 e maio de 2025.

Lupi deixou a pasta em 2 de maio. O pedido de demissão ocorreu 15 após a operação da Polícia Federal (PF) que expôs as cobranças indevidas feitas por entidades na folha de pagamento de aposentados e pensionistas.

“Entrego, na tarde desta sexta-feira (02), a função de Ministro da Previdência Social ao Presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade”, declarou Lupi em uma rede social, à época.

Sobre o caso, as investigações indicam que, entre 2019 e 2024, entidades ligadas ao INSS desviaram R$ 6,3 bilhões por meio de descontos não autorizados nas aposentadorias e pensões. Embora Lupi não seja formalmente investigado, o escândalo gerou forte pressão política.

Segundo a Polícia Federal, associações e sindicatos firmaram Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com o INSS, o que lhes permitiu aplicar descontos diretamente na folha de pagamento de beneficiários — muitas vezes sem o consentimento dos mesmos.