O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou nesta sexta-feira (5) a “ala do PL” que estaria negociando projeto de anistia que não contempla o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o parlamentar, há pessoas que querem tirar Bolsonaro de um eventual projeto de anistia “para poder chantagear ele e forçá-lo a escolher o candidato que querem emplacar”. Eduardo não citou nomes.
“Qualquer anistia que não seja ampla e irrestrita não será aceita. Já irei conversar com a base parlamentar do PL sobre isso. A anistia será ampla e irrestrita ou não contará com o apoio da direita e não terá efeito de diminuir as sanções internacionais. Esses planinhos escusos de vocês não irão prosperar. Vocês estão brincando com coisa séria e vão acabar sendo vistos como colaboradores dos violadores de direitos humanos”, disse Eduardo Bolsonaro.
Várias minutas sobre anistia circulam nos bastidores da Câmara. Uma delas, costurada por deputados de oposição, daria condições para tornar novamente elegível o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto tem caráter amplo e beneficiaria quem atentou contra as instituições democráticas desde 14 de março de 2019.
No fim de agosto, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse que o candidato do partido a presidente da República é “Jair Bolsonaro ou quem ele, e só ele, escolher”.
LEIA TAMBÉM: