Brasil, 05 de setembro de 2025
Siga Nossas Redes
Internacional

Trump ameaça desfazer acordos comerciais se Justiça dos EUA manter decisão contra tarifas

“Nosso país pode voltar a ser incrivelmente rico ou ficar incrivelmente pobre. Se não ganharmos esse caso, vamos sofrer muito”

Publicado em

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ameaçou “desfazer” acordos comerciais com a União Europeia, Japão e Coreia do Sul se a Suprema Corte decidir manter a decisão contra as tarifas que o governo dele impôs a outros países. A fala ocorreu na quarta-feira (3) no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, em encontro com o presidente da Polônia, Karol Nawrocki, conforme a Reuters.

“Fizemos um acordo com a União Europeia, no qual eles estão nos pagando quase 1 trilhão de dólares. Esses acordos estão fechados. Acho que teríamos que desfazê-los”, disse Trump. “Nosso país pode voltar a ser incrivelmente rico ou ficar incrivelmente pobre. Se não ganharmos esse caso, vamos sofrer muito.”

A Corte de Apelação do Circuito Federal decidiu que a maioria das tarifas colocadas pelo governo de Donald Trump é ilegal, em 29 de agosto. Contudo, as manteve até 14 de outubro para que a gestão pudesse recorrer.

A fala de Trump foi vista por analistas como uma forma de pressão ao tribunal. O caso trata de tarifas “recíprocas” impostas em abril, mas também as de fevereiro contra China, Canadá e México.

LEIA TAMBÉM:

Brasileiro está entre os feridos no acidente com o Elevador da Glória, em Portugal