Brasil, 04 de setembro de 2025
Siga Nossas Redes
Video

Governador do Tocantins culpa vice por afastamento e diz que vai ‘lutar para restaurar governo’

"Derrotei pessoas que não aceitaram e se juntaram ao vice-governador Laurez"

Publicado em

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), afastado na quarta-feira (3), durante ação da Polícia Federal (PF) que investiga possíveis desvios de emendas parlamentares durante a pandemia da Covid-19, culpou o vice-governador, Laurez Moreira. “Derrotei pessoas que não aceitaram e se juntaram ao vice-governador Laurez. Por isso, meu afastamento do Laurez, porque eu sabia o que ele estava fazendo.”

Ainda em vídeo gravado na quarta-feira, Wanderlei disse que estava indo a Brasília e que lutaria para voltar ao cargo. “Vou lutar para que eu possa restaurar o meu governo. Um governo que mudou os rumos do Tocantins”, declarou.

A PF apurou que houve desvio de verbas destinadas à aquisição de cestas básicas e frangos congelados entre 2020 e 2021. Foram pagos mais de R$ 97 milhões nestes contratos, com prejuízo estimado superior a R$ 73 milhões, segundo a corporação. Para ocultar os valores desviados, o esquema teria ocorrido em construções de empreendimentos de luxo, além de compra de gado e pagamento de despesas pessoais dos envolvidos.

Participaram mais de 200 policiais, que cumpriram 51 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares na operação. A ação e o afastamento foram autorizados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do desembargador Mauro Campbell.

Fala de Wanderlei:

“Meus amigos e minhas amigas de todo o Tocantins. Todos acompanharam a movimentação de hoje. Estou em direção a Brasília, mas não deixaria de informar a vocês a saga, toda a perseguição que sofremos durante os últimos dois anos. Até chegar ao dia de hoje.

Eu ganhei as eleições passadas com quase 500 mil votos. Para isso, derrotei pessoas que não aceitaram e se juntaram ao vice-governador Laurez [Moreira] e durante todo esse tempo eu sofri muito. Por isso, meu afastamento do Laurez, porque eu sabia o que ele estava fazendo. Eu tinha informações diárias. Dele em Brasília, tentando o tempo inteiro me afastar do mandato. Uma função que eu fui eleito com quase 500 mil votos.

Mas vou lutar para que eu possa restaurar o meu governo. Um governo que mudou os rumos do Tocantins. Que melhorou as estradas, as escolas, os hospitais. O servidor público, a segurança pública. Um governo que fez a movimentação econômica, o crescimento econômico do Estado.

Então, eu quero tranquilizar os meus amigos e amigas de todo o Estado. Que me mandaram mensagens durante todo o dia. Que oraram por mim. E nós estamos de pé. Na luta por um Estado que queremos ver cada vez melhor. Contem comigo e eu conto com as mensagens de apoio e a solidariedade do povo tocantinense. Que Deus abençoe todos vocês e muito obrigado pelo carinho e respeito dispensado a mim, à minha esposa, à minha família e a todos aqueles que me cercam. Que hoje também estão tristes com esse acontecido.

Fiquem todos com Deus e que Deus abençoe todos nós.”