O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) recebeu, nesta quarta-feira (17), 250 mil máscaras de proteção e 44 mil pares de luvas. Os materiais já foram distribuídos nas oito unidades administradas pela instituição — o Hospital de Base (HB), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as seis unidades de pronto atendimento (UPAs). Com o novo carregamento, o estoque do Iges alcançou 412.582 itens no início da tarde desta quarta.
“Estamos trabalhando para que seja frequente a reposição desses EPIs, essenciais para garantir a segurança dos nossos colaboradores”Thiago Teixeira, superintendente-adjunto de Insumos e Logística do Iges
As luvas e as máscaras chegaram à Central de Armazenamento do Iges no fim da manhã e imediatamente foram levadas ao HB, ao HRSM e às UPAs. Nas últimas semanas, o instituto registrou aumento no uso desses equipamentos de proteção individual (EPIs), consequência do agravamento da pandemia de covid-19 no DF e em todo o Brasil. Outros materiais como aventais, gorros e álcool 70% também tiveram aumento no consumo por parte dos profissionais que atendem pacientes nas unidades do Iges-DF.
“Estamos trabalhando para que seja frequente a reposição desses EPIs, essenciais para garantir a segurança dos nossos colaboradores”, afirmou Thiago Teixeira, superintendente-adjunto de Insumos e Logística do Iges. Uma estratégia para não faltar EPIs é remanejá-los, segundo Teixeira. Assim, quando cai o estoque de luvas em determinada UPA, por exemplo, o produto é transferido de outras unidades com mais disponibilidade. Assim, mantém-se a regularidade do atendimento à população.
Detalhamento do estoque
O balanço da Superintendência de Insumos e Logística (Silog) demonstrava que o Iges tinha em seus estoques, nesta quarta-feira (17), 259.239 máscaras cirúrgicas descartáveis; 23.564 máscaras de proteção respiratória PFF2; e 47,3 mil luvas de procedimento não estéril de látex.
A lista de itens também inclui:
Fonte: Agência Brasília