
Desembarque da federação PP/União Brasil do governo Lula é vitória de Caiado
O anúncio, feito nesta terça-feira (2) em Brasília pelos presidentes das legendas, Antonio de Rueda (UB) e Ciro Nogueira (PP), representa uma vitória política para Caiado
O anúncio, feito nesta terça-feira (2) em Brasília pelos presidentes das legendas, Antonio de Rueda (UB) e Ciro Nogueira (PP), representa uma vitória política para Caiado
A decisão da federação formada pelo União Brasil e Progressistas de deixar os cargos ocupados no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi celebrada pelo governador goiano, Ronaldo Caiado (União Brasil).
O anúncio, feito nesta terça-feira (2) em Brasília pelos presidentes das legendas, Antonio de Rueda (UB) e Ciro Nogueira (PP), representa uma vitória política para Caiado.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Caiado afirmou que a decisão reflete uma posição clara e coerente da federação. “Isso é exatamente o que eu tenho lutado durante todos esses meses. Política não tem como ter pé em duas canoas. Agora o partido tem identidade clara, tem um norte. Está federado com o PP com um único objetivo: derrotar o PT em 2026 e governar o país com tranquilidade”, comemorou.
O governador de Goiás vinha pressionando a legenda a se afastar do governo Lula, sob o argumento de que a manutenção de cargos federais enfraquecia a identidade partidária e criava contradições internas.
Em nota, a federação União Progressista reforçou a orientação e alertou para possíveis punições em caso de descumprimento. “Informamos a todos os detentores de mandato que devem renunciar a qualquer função que ocupem no governo federal. Em caso de descumprimento desta determinação, haverá afastamento imediato e, se persistir, punições previstas no Estatuto. Esta decisão representa um gesto de clareza e coerência”, destacou o comunicado.