Brasil, 02 de novembro de 2025
Siga Nossas Redes
Últimas Notícias

Pesquisadores da UFG desenvolvem teste rápido para detectar bactéria em alimentos

Kit pode identificar Listeria monocytogenes, um dos principais agentes de contaminação alimentar

Publicado em

Pesquisadores do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram um teste para detectar a presença da bactéria Listeria monocytogenes em alimentos. Trata-se de um dos principais agentes de contaminação alimentar. A informação foi divulgada pela instituição na última semana.

Conforme a UFG, a listeriose é uma doença causada por essa bactéria e é particularmente perigosa para grupos vulneráveis, como idosos, gestantes e pessoas com o sistema imunológico debilitado. Na nova técnica, desenvolvida pelo Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Testes Rápidos (LDPTR) do IPTSP, o profissional utiliza um kit de detecção molecular capaz de visualizar, a olho nu, o DNA em 20 minutos, além de mostrar se um alimento está ou não contaminado. “É um resultado muito mais rápido, simples e barato do que os métodos tradicionais de microbiologia”, diz a instituição.

O pesquisador Leonardo Lopes-Luz, que faz parte da equipe, garantiu que o teste pode identificar com precisão o DNA da Listeria monocytogenes e que o método se destaca por sua especificidade de 100%, ou seja, não confunde essa bactéria com outras que possam estar presentes nos alimentos. “É como um teste de gravidez, só que para alimentos: após a amplificação, ele revela de forma clara se o DNA da bactéria está presente na amostra”, explica.

LEIA TAMBÉM:

Estudante da rede pública de Goiás é selecionada para universidade na Geórgia com bolsa integral