Brasil, 28 de agosto de 2025
Siga Nossas Redes
Política

CCJ da Câmara de Goiânia aprova revogação da taxa do lixo em novo desgaste para Mabel

Texto do vereador Lucas Vergílio (MDB) passou na quarta-feira (27) e agora segue para duas votações em plenário

Publicado em

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou o projeto de lei que revoga a Taxa de Limpeza Pública (TLP), conhecida como taxa do lixo. O texto do vereador Lucas Vergílio (MDB) passou na quarta-feira (27) e agora segue para duas votações em plenário.

Anteriormente, a proposta havia sido arquivada, mas retornou após requerimento. Conforme Vergílio, a medida não trará prejuízo às contas do município nos moldes da Constituição e da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele argumenta que a taxa não está prevista na Lei Orçamentária Anual de 2025.

Diz o relatório aprovado: “A ausência de previsão expressa nos anexos da LOA confirma que não há expectativa legítima de receita que possa ser renunciada, uma vez que a referida taxa sequer compõe as fontes previstas para a cobertura de despesas correntes.”

Na CCJ, apenas a vereadora Rose Cruvinel (União Brasil) votou contra. Trata-se de mais um desgaste para o prefeito Sandro Mabel (União Brasil), que também terá de lidar com a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Limpa Gyn.

LEIA TAMBÉM:

Wilder é investigado pela Polícia Federal por susposto desvio de ‘emenda Pix’