
Daniel lidera para governador em 2026, aponta Quaest
Com apoio de uma legião de 200 prefeitos, do governador melhor avaliado do País e no exercício do cargo de governador a partir de abril, Daniel é o favorito em Goiás
Com apoio de uma legião de 200 prefeitos, do governador melhor avaliado do País e no exercício do cargo de governador a partir de abril, Daniel é o favorito em Goiás
O vice-governador Daniel Vilela (MDB) lidera as intenções de votos para o governo de Goiás, conforme pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (22). O emedebista aparece em primeiro lugar com 26%.
Em seguida, surge o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 22%. Apesar de estar na presidência do PL goiano e ocupar o cargo de senador, Wilder Moraes não conseguiu deslanchar. O congressista está muito atrás dos líderes, com 10%.
A avaliação de analistas políticos é que Moraes não tem conseguido protagonismo no Senado. Em 11 anos como senador – primeiro assumindo como suplente de Demóstenes Tores e agora eleito nas eleições de 2022 -, ele nunca presidiu comissões, não relatou matérias nem apresentou projetos de lei importantes, tampouco fez pronunciamentos relevantes na tribuna da Casa.
Mas ainda sobre a pesquisa, a deputada federal Adriana Accorsi (PT), que já disse que disputará a reeleição, aparece com 8%, e o empresário Telêmaco Brandão (Novo) tem com 1%. Indecisos somaram 14%, enquanto brancos, nulos e aqueles que disseram não votar em ninguém, 10%.
O levantamento foi feito com 1.104 eleitores de Goiás, entre 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos, e o nível de confiança é de 95%.
A faca e o queijo na mão
Favorito no páreo, Daniel Vilela conta com uma legião de 200 prefeitos e o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o gestor melhor avaliado no País. A partir de abril, Caiado deve renunciar ao cargo para disputar a presidência do País. O vice, então, vai assumir o governo, o que vai aumentar a visibilidade.