
Livro de chef goiana é indicado ao ‘Oscar’ da gastronomia
Obra de Telma Lopes Machado, de 75 anos, foi selecionada para o Gourmand Awards
Obra de Telma Lopes Machado, de 75 anos, foi selecionada para o Gourmand Awards
O livro da chef goiana Telma Lopes Machado, de 75 anos, “Telma da Babilônia: Receitas com Memória”, foi selecionado para o Gourmand Awards, considerado o maior prêmio de gastronomia do mundo. A indicação foi divulgada nesta semana e a cerimônia de premiação acontece no fim de novembro.
Chamado de ‘Oscar’ da gastronomia, o Gourmand Awards foi criado em 1995 e reconhece conteúdos sobre comida e bebida por todo o mundo. Sobre o livro de Telma, que tem 144 páginas, a descrição informa que ele é o resultado de décadas de dedicação e pesquisa da autora sobre a culinária goiana.
“Não é apenas um livro de receitas tradicionais da cozinha cerratense, mas um importante registro das memórias de D. Telma: a labuta, os saberes e os fazeres da cozinha e das mulheres que dedicaram suas vidas a alimentar o corpo e a alma das pessoas.” O material tem fotos de Ana Lima e a apresentação é assinada por Letícia Massula, cozinheira e pesquisadora da culinária brasileira. Já o posfácio é da estudiosa da história da alimentação Sônia Magalhães, da UFG.
Mas ainda sobre Telma, ela nasceu e foi criada em uma fazenda histórica em Pirenópolis, e aprendeu a cozinhar com sua mãe e familiares. Conhecida como Telma da Babilônia, ela vai competir com 930 concorrentes de 175 países. Os vencedores vão receber o título de Best in the World.
LEIA TAMBÉM: