
Grupo coloca outdoors em Goiânia com o tema ‘sem anistia’
Viração Goiás realizou uma vaquinha para divulgar a mensagem destinada aos envolvidos na suposta trama golpista
Viração Goiás realizou uma vaquinha para divulgar a mensagem destinada aos envolvidos na suposta trama golpista
O grupo Viração Goiás lançou em Goiânia, nesta semana, a campanha “Sem anistia para golpistas e traidores da Pátria” com outdoors pela cidade. Para isso, a corrente política que surgiu no movimento estudantil da década de 1980 realizou uma vaquinha para divulgar a mensagem destinada aos envolvidos na suposta trama golpista para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder após a derrota de 2022.
Segundo o grupo, o movimento também ocorre nas redes sociais para conscientizar a população e estimular movimentos sociais, sindicais, partidos, frentes políticas, parlamentares e figuras públicas a promoverem iniciativas semelhantes.
A campanha acontece na fase final do julgamento de Bolsonaro e outros réus no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Acredita-se, inclusive, que seja possível uma decisão em setembro.
Nem um milímetro de recuo
Nesta semana, o ministro do STF Alexandre de Moraes disse ao Washington Post que “não há a menor possibilidade de recuar um milímetro sequer” sobre o julgamento de Jair Bolsonaro e os demais réus do núcleo 1 da suposta trama golpista. A fala ocorreu quando questionado acerca das sanções impostas pelo governo Trump.
“Faremos o que é certo: receberemos a acusação, analisaremos as provas, e quem deve ser condenado será condenado, e quem deve ser absolvido será absolvido.”
O julgamento do núcleo 1, que inclui o ex-presidente, foi agendado para setembro. Já estão previstas sessões ordinárias e extraordinárias para 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro de 2025. As sessões serão presenciais.
Bolsonaro e outros réus são julgados por tentativa de golpe, para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após as eleições de 2022 e manter o então presidente no poder.