
Após encontro com Zelensky, Trump se reúne com líderes da Europa e se diz otimista com proposta de paz
Trump se disse otimista no fim da guerra e afirmou que uma reunião trilateral entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky pode acontecer em breve
Trump se disse otimista no fim da guerra e afirmou que uma reunião trilateral entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky pode acontecer em breve
Após encontro com Volodymyir Zelensky na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu com líderes europeus em Washington, nesta segunda-feira (18), para discutir o futuro da guerra na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022.
Líderes da França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Finlândia e Ucrânia estavam presentes no encontro na Casa Branca, além dos presidentes da União Europeia e da Otan.
Durante a reunião, Trump afirmou que acredita nos esforços para alcançar a paz duradoura em Kiev, mencionando acordos que possam evitar agressões futuras contra. O líder americano disse que todos prefeririam um cessar-fogo imediato, “mas que estava otimista de que um acordo poderia ser alcançado para impedir a agressão na Ucrânia”.
Trump se disse otimista no fim da guerra e afirmou que uma reunião trilateral entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky pode acontecer em breve.
Em contrapartida, os líderes europeus pressionaram por um cessar-fogo imediato e reforçaram que a segurança da Ucrânia e de toda Europa precisa ter garantias. “Vamos tentar colocar pressão na Rússia. Gostaria de ver um cessar-fogo em breve”, disse o chanceler alemão Friedrich Merz.
“Podem contar com a Itália, estamos ao lado da Ucrânia”, afirmou Giorgia Meloni, premiê da Itália. O presidente da França, Emmanuel Macron, apelou para uma paz robusta e permanente na Ucrânia.
O republicano adotou uma postura diferente dos outros encontros e admitiu que o conflito é mais “complexo” do que ele havia imaginado. Anteriormente, Trump havia dito que resolveria o conflito em apenas dois dias após ser eleito.
O líder americano concluiu dizendo que acreditava que a Rússia também buscava a paz e que Putin tinha concordado com garantias de segurança à Ucrânia. “Nós todos queremos encerrar a guerra e parar a Rússia”, disse Trump.