Brasil, 25 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Economia

Hackers derrubam sites das Americanas e Submarino na internet

Publicado em atualizado em 21/02/2022 às 07:19

Os sites da Americanas e do Submarino, duas das principais plataformas de comércio eletrônico no Brasil, estão fora do ar neste domingo (20). No sábado, as duas plataformas já haviam registrado problemas no acesso de usuários, em meio a rumores na internet de um ataque hacker.

Em comunicado ao mercado, a Americanas S.A, que controla os dois sites, confirmou a suspensão de parte dos servidores e citou um “acesso não autorizado”. O UOL tentou acessar os sites durante a tarde deste domingo, mas ambos exibem mensagens de serviços indisponíveis.

Os aplicativos das duas marcas permitem o acesso, mas há dificuldades para pesquisar produtos e dar continuidade a compras.

Conforme o Downdet, –ferramenta que monitora o funcionamento de serviços digitais de empresas– relatos de usuários na internet indicam “potenciais problemas” com o Submarino.

Nas últimas 24 horas, a ferramenta tem identificado uma série de notificações a respeito do Submarino. Os problemas notificados atingem o site na internet, o aplicativo móvel e o sistema de login. No sábado, a Americanas S.A já havia confirmado, por meio de um comunicado ao mercado, problemas em suas operações digitais. Neste domingo, a empresa informou a suspensão de parte dos servidores.

A companhia disse que “voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo (20/02) e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado.” A Americanas S.A disse ainda que “atua com recursos técnicos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível”. Conforme a companhia, as lojas físicas seguem em operação normakmente.