
Moraes pede que presidente da Primeira Turma do STF marque julgamento de Bolsonaro
Ministro afirmou que o processo está pronto para inclusão na pauta
Ministro afirmou que o processo está pronto para inclusão na pauta
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes solicitou ao presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, marcar a data do julgamento do núcleo 1 da trama golpista, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O pedido ocorreu na quinta-feira (14).
Na ocasião, Moraes afirmou que o processo está pronto para inclusão na pauta. A equipe de defesa do ex-presidente entregou, na quarta-feira (13), as alegações finais do caso e pediu absolvição.
“A narrativa acusatória, assim, refere-se confessadamente a comportamentos que antecedem e muito o início da execução, que exige obrigatoriamente o emprego de violência ou grave ameaça. Se as alegações da PGR fossem realidade, estaríamos a falar de atos preparatórios, que não constituem crime no Brasil”, disseram.
A Corte vai analisar individualmente a situação dos acusados, após Zanin marcar a data do julgamento. Além de Bolsonaro, respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado:
Alexandre Ramagem (PL-RJ), deputado federal e ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) – exceto os relacionados ao 8 de Janeiro, pois já era deputado;
LEIA TAMBÉM:
DataFolha: prisão domiciliar de Bolsonaro é aprovada por 51% dos brasileiros