Brasil, 14 de agosto de 2025
Siga Nossas Redes
Internacional

Zambelli depõe ao Tribunal de Apelação de Roma sobre extradição nesta quarta

Defesa deve destacar problemas de saúde para mantê-la no país

Publicado em

O Tribunal de Apelação de Roma ouve a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) no processo de extradição pedido pelo governo do Brasil, nesta quarta-feira (13). Esse depoimento foi marcado após a prisão da parlamentar, no último mês.

Será a primeira vez que a Corte de Apelação ouvirá Zambelli. Na ocasião, a defesa deve destacar problemas de saúde para mantê-la na Itália. A informação da audiência foi confirmada pelo Ministério da Justiça ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Pai da deputada, João Hélio afirma que Zambelli sofre de mais de dez doenças, como taquicardia postural ortostática, que fez com que ela fosse internada no ano passado.

A prisão de Zambelli ocorreu em 29 de julho, após o deputado italiano Angelo Bonelli comunicar a localização dela às autoridades. Ela estava hospedada em um hotel. Desde maio, a congressista estava foragida. À época, ela foi condenada a anos de prisão pelo STF no caso de invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Neste momento, a deputada está presa no Instituto Penitenciário de Rebibbia, na periferia de Roma. A Advocacia-Geral da União (AGU) diz adotar todas as providências para a extradição.

LEIA TAMBÉM:

Deputado que liderou motim alega que não compreendeu o que ocorreu por ser autista