
Lula liga para Xi Jinping e abre alternativas para crise do tarifaço dos EUA
Lula e o presidente da China, Xi Jinping, mantiveram conversa telefônica e concordaram sobre o papel do G20 e do BRICS na defesa do multilateralismo
Lula e o presidente da China, Xi Jinping, mantiveram conversa telefônica e concordaram sobre o papel do G20 e do BRICS na defesa do multilateralismo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, mantiveram uma conversa telefônica.
Lula e Xi concordaram sobre o papel do G20 e do BRICS na defesa do multilateralismo, informou nota do Palácio do Planalto na noite de segunda-feira (11), que também destaca a conversa sobre a parceria estratégica bilateral.
“Nesse contexto, saudaram os avanços já alcançados no âmbito das sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento dos dois países e comprometeram-se a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites”, detalha a nota.
Ambos os presidentes também destacaram sua disposição em continuar identificando novas oportunidades de negócios entre as duas economias.
Nos últimos dias, o presidente Lula vem articulando, junto aos representantes dos países que compõem o BRICS, sobre, entre outros temas, a taxação imposta pelos Estados Unidos aos produtos desses países.
O Brasil tem na China seu principal parceiro comercial. Em meio ao tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, contra o Brasil, o presidente Lula vem firmando acordos econômicos com Pequim e os países do BRICS.