Brasil, 12 de agosto de 2025
Siga Nossas Redes
Internacional

Austrália vai reconhecer Estado Palestino na Assembleia Geral das Nações Unidas

“A Austrália reconhecerá o Estado da Palestina na 80ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro, para contribuir para o impulso internacional em direção a uma solução de 2 Estados, um cessar-fogo em Gaza e a libertação de reféns”

Publicado em

A Austrália anunciou, nesta segunda-feira (11), que vai reconhecer o Estado Palestino na Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro. A fala é do primeiro-ministro Anthony Albanese.

“A Austrália reconhecerá o Estado da Palestina na 80ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro, para contribuir para o impulso internacional em direção a uma solução de 2 Estados, um cessar-fogo em Gaza e a libertação de reféns”, afirmou Albanese em entrevista a jornalistas em Camberra.

Segundo o premiê, o reconhecimento ocorre por compromissos que o país recebeu da Autoridade Palestina. Inclusive, existe a garantia de que o grupo Hamas não terá envolvimento no futuro Estado. “Uma solução de dois Estados é a melhor esperança da humanidade para quebrar o ciclo de violência no Oriente Médio e pôr fim ao conflito, ao sofrimento e à fome em Gaza.”

Ele também disse ter conversado, na última quinta-feira (7), com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Na ocasião, ele afirmou que uma solução política, e não militar, era necessária.

Em outro ponto, a Austrália criticou Israel pelo plano de assumir o controle militar de Gaza. Para Albanese, reconhecer o Estado Palestino foi uma decisão impulsionada pela indiferença de Netanyahu pelo descumprimento das obrigações legais e éticas na faixa.

Com o anúncio, a Austrália se junta a países como a França, Reino Unido e Canadá e aumenta a pressão sobre Israel.

LEIA TAMBÉM:

Estados Unidos vão exigir entrevista presencial de visto para a maioria dos solicitantes