Brasil, 07 de agosto de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Câmara de Aparecida aprova projeto que garante representatividade religiosa em eventos públicos

Medida busca assegurar os princípios constitucionais da liberdade e da igualdade religiosa

Publicado em

A Câmara de Aparecida de Goiânia aprovou, na quarta-feira (6), projeto que estabelece a obrigatoriedade de representatividade religiosa equitativa em eventos públicos promovidos, financiados ou apoiados por órgãos da administração municipal. O texto é do vereador Lipe Gomes.

Conforme o texto, a medida inclui a presença proporcional de diferentes tradições religiosas, incluindo as de matriz africana. A proposta é destinada a todos os eventos de caráter religioso que tenham participação ou apoio de órgãos públicos, como sessões solenes, homenagens, inaugurações e celebrações culturais com conotação religiosa.

Nesses casos, mesmo em atividades voltadas a uma única tradição religiosa, deverá ser garantido espaço para a expressão de outras manifestações de fé, salvo em casos de eventos de natureza privada. Conforme o vereador, a “medida busca assegurar os princípios constitucionais da liberdade e da igualdade religiosa, fortalecendo o caráter laico do Estado e promovendo o respeito à pluralidade de crenças, inclusive à não crença”.

LEIA TAMBÉM:

Juíza torna ex-prefeito e ex-primeira-dama de Aparecida inelegíveis por 8 anos