
Goiás Feito à Mão chega à 9ª edição com artesanato regional
Evento terá abrangência regional, com palestras nacionais, apresentações musicais e a participação de mais de 100 artesãos goianos
Evento terá abrangência regional, com palestras nacionais, apresentações musicais e a participação de mais de 100 artesãos goianos
Goiânia recebe a 9ª edição da Feira Goiás Feito à Mão – Feira de Artesanato e Economia Criativa no sábado (9) e domingo (10). O evento, realizado por meio do Goiás Social e da Secretaria da Retomada, será no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com entrada gratuita.
Na ocasião, o evento terá abrangência regional, com palestras nacionais, apresentações musicais e a participação de mais de 100 artesãos goianos. E ele ainda recebe convidados dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, além do Distrito Federal.
Destaque para os tradicionais bancos em formato de animais produzidos por artesãos mato-grossenses, peças que representam a fauna do cerrado em madeira e cerâmica do Mato Grosso do Sul e os delicados trabalhos em capim dourado do Tocantins. Ao todo, serão 52 estandes, com peças em cerâmica, madeira, joias em prata, cristais, bordados, produções indígenas e mais.
Também constam na programação oficinas gratuitas e abertas ao público, aulas de arranjos, cartões de fibras, folhas do Cerrado e flores de palha de milho. Já para as crianças, um espaço kids, com gibiteca e brinquedos. A renda do evento é revertida para famílias em vulnerabilidade socioeconômica do estado.
Vale citar que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) participa com artesanato indígena produzido por comunidades originárias que vivem em Goiás. Já a praça de alimentação tem coordenação do Sebrae Goiás.
Programação musical
No sábado, o Guilherme de Castro apresenta um show com MPB às 13h. Na sequência, às 14h, sobe ao palco a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG). No domingo, às 11h, o grupo Família Guerra também leva uma apresentação de MPB para o público, que, às 14h, vai poder conferir a sonoridade do Duo de Cordas Gustav Hitter. Por fim, às 15h, é a vez da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG).
Palestras
No sábado, às 15h, o diretor de Promoção das Culturas Tradicionais e Populares do Ministério da Cultura, Sebastião José Soares, ministra a palestra “O valor da arte popular como expressão da cultura e identidade de um povo”. Em seguida, às 16h, a coordenadora-geral do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Ana Beatriz Loureiro Ellery, apresenta a palestra “As diretrizes da Portaria nº 1.007 que formam a Base Conceitual do Artesanato”.
Como mencionado, a entrada é gratuita. No sábado, os horários de visitação são das 12h às 18h; e no domingo, das 10h às 16h.
LEIA TAMBÉM:
Filme sobre jovens negros, pobres e periféricos de Goiânia estreia no Cine Cultura