Brasil, 04 de agosto de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

PF coloca tornozeleira eletrônica no senador Marcos do Val

corporação também cumpriu um mandado de busca e apreensão contra o congressista por determinação do ministro Alexandre de Moraes

Publicado em

A Polícia Federal (PF) colocou uma tornozeleira eletrônica no senador Marcos do Val (Podemos-ES), nesta manhã de segunda-feira (4), no Aeroporto de Brasília, quando ele desembarcava de uma viagem aos Estados Unidos. A corporação também cumpriu um mandado de busca e apreensão contra o congressista por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Conforme apurado pelo Metrópoles, o passaporte diplomático que ele usou para sair do Brasil também foi apreendido. Após o senador gravar um vídeo nos Estados Unidos, Moraes também mandou bloquear contas bancárias, salário, chaves PIX e outros bens. A defesa pede o desbloqueio imediato.

“Essa revogação imediata das medidas ilegais não é apenas uma determinação jurídica necessária para restabelecer a ordem constitucional, mas também uma questão humanitária e de justiça urgente. Vale lembrar que, em decorrência dos bloqueios, o senador foi privado de recursos para custear necessidades básicas, incluindo despesas de alimentação, moradia e, de maneira dramática, o tratamento de saúde de sua mãe idosa com câncer”, diz outro trecho da nota.

O ministro Alexandre de Moraes ordenou a retenção do passaporte do senador na Operação Disque 100 em agosto do ano passado. Na ocasião, ele foi considerado suspeito de integrar um grupo que promovia ataques nas redes sociais contra agentes da Polícia Federal que atuavam em investigações junto ao STF.

LEIA TAMBÉM:

Marcos do Val diz que não fugiu do Brasil e foi aos EUA para ‘curtir’ recessso em parque da Disney