Brasil, 06 de agosto de 2025
Siga Nossas Redes
Esporte

Brasil bate Colômbia nos pênaltis e conquista a Copa América Feminina pela 9ª vez

O clima de rivalidade tomou conta de uma partida emocionante e de tirar o fôlego, que foi decidida nos pênaltis.

Publicado em

O Brasil conquistou mais uma Copa América Feminina sobre a Colômbia. A Seleção Brasileira e a Colômbia marcaram oito gols numa partida marcada por muitas emoções, discussões, cartões amarelos e indefinição no resultado.

O clima de rivalidade tomou conta de uma partida emocionante e de tirar o fôlego, que foi decidida nos pênaltis.

Primeiro tempo

A seleção colombiana, que costuma optar por um sistema defensivo, se mostrou bastante ofensiva na primeira etapa da partida, pressionando a Seleção Brasileira e encontrando espaços para finalizar.

Os esforços da Colômbia surtiram efeito. Aos 25 minutos do primeiro tempo, Linda Caicedo recebeu o passe de Mayra Ramírez, colocou a bola na rede e marcou o primeiro gol da partida.

Nos minutos finais da primeira etapa, o técnico brasileiro Arthur Elias mexeu no time: Dudinha e Fê Palermo deixaram o campo para a entrada de Amanda Gutierres e Isa Haas.

As mudanças surtiram efeito, e a Seleção Brasileira equilibrou o jogo, criando chances claras de gol. Aos 48 minutos, Gio Garbelin sofreu uma falta dentro da área. A árbitra da partida, Dione Rissios, foi chamada pelo VAR, analisou o lance e marcou o pênalti.

Aos 54 minutos do primeiro tempo, Angelina bateu com o pé direito, sem chances para Katherine Tapia, marcou o primeiro gol do Brasil, empatando a partida.

Segundo tempo

Se no primeiro tempo a Colômbia começou melhor, no segundo foi o Brasil quem iniciou mais ofensivo. Nos primeiros minutos, criou boas chances de gol com Kerolin e Gio Garbelin.

A Seleção seguiu melhor na partida, dominando as ações dentro de campo e criando boas oportunidades, mas sem conseguir marcar. Como diz o ditado futebolístico: “Quem não faz, toma”. Em um lance de desatenção, Tarciane fez um recuo muito forte para a goleira Lorena e marcou contra, favorecendo a Colômbia.

À frente no placar, a seleção colombiana ganhou confiança para tentar administrar a partida. Aos 35 minutos do segundo tempo, Amanda Gutierres marcou o segundo gol do Brasil, empatando novamente.

O gol que colocou a seleção da Colômbia novamente à frente do placar veio aos 43 minutos, dos pés de Mayra Ramírez. A partida que estava se encaminhando para confirmar o título inédito da Colômbia. Mas Marta brilhou nos acréscimos, marcou o terceiro gol do Brasil e levou a partida para as prorrogações.