Brasil, 06 de novembro de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

‘Bastante proveitosa’, diz Alckmin sobre reunião com representantes de big techs

Na ocasião, as empresas pediam por segurança jurídica, mas também por inovação tecnológica, ambiente regulatório e oportunidade econômica

Publicado em atualizado às 10:25

Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin esteve com representantes de big techs na terça-feira (29). Ele classificou a reunião com nomes da Meta, Google, Amazon, Apple, Visa e Expedia como “bastante proveitosa”.

“Foi uma reunião bastante proveitosa. Tiramos até uma mesa de trabalho para discutir, em seguida, uma série de questões voltadas à questão das big techs”, disse. Na ocasião, as empresas pediam por segurança jurídica, mas também por inovação tecnológica, ambiente regulatório e oportunidade econômica.

Alckmin disse que o encontro também contou com outros integrantes do governo e um representante da Secretaria de Comércio dos Estados Unidos. Os nomes não foram citados.

O vice-presidente também falou sobre o tarifaço dos Estados Unidos. Segundo ele, existe um plano de contingência, caso a sobretaxa passe a valer, de fato, em 1º de agosto.

“Não tem justificativa você ter uma alíquota de 50% para um país que é um grande comprador de você. Você tem uma balança comercial superavitária e contínua. De janeiro a junho, a nossa exportação para os Estados Unidos cresceu 4,8%. A dos Estados Unidos, para nós, cresceu quase 12%, 11,7%.”

O anúncio do tarifaço pelo presidente Donald Trump teve entre as justificativas a suposta perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. O republicano exigiu que a “caça às bruxas” acabasse, mas o governo brasileiro já reforçou a soberania e a não interferência do Executivo no Judiciário.

LEIA TAMBÉM:

PoderData: 50% dos eleitores consideram idade de Lula problema para disputa à reeleição