
PoderData: 50% dos eleitores consideram idade de Lula problema para disputa à reeleição
Em 2026, caso seja reeleito, o petista assumiria com 81 anos
Em 2026, caso seja reeleito, o petista assumiria com 81 anos
Pesquisa PoderData apontou que 50% dos eleitores consideram a idade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 79 anos, “um problema” para a disputa à reeleição. Em 2026, caso seja reeleito, o petista assumiria com 81 anos.
O levantamento apontou, ainda, que 26% não veem a idade como empecilho. Outros 23% não souberam responder. Há um ano, os números eram 32% (viam problema), 38% (não viam) e 29% (não souberam). Como a pesquisa não considera os décimos, os números são aproximados e podem não chegar a 100%.
A pesquisa foi realizada entre 26 e 28 de julho, com 2,5 mil entrevistas em 182 municípios de todo o País. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.
Conforme o médico pessoal de Lula, Roberto Kalil, o presidente está com saúde para disputar novo mandato. Ao Poder360, ele afirmou no ano passado que “ele [Lula] é um jovem com a idade que ele tem. Hoje, a idade é menos importante que o físico e a saúde. Há uma tese sobre definição de velhice: o velho é um desistente da vida. A idade acumula. Mas você pode ser idoso, não velho. Em relação ao presidente, ele tem muita saúde. Pode enfrentar o que ele quiser na hora que quiser”.
LEIA TAMBÉM: