Brasil, 29 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Eduardo Bolsonaro atua para que o Brasil não negocie tarifaço com os EUA

Filho do ex-presidente articula para livrar pai de julgamento no STF

Publicado em

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), diz que está “trabalhando para que não encontrem diálogo” sobre o tarifaço. Ele se refere a tentativa de negociação do Brasil com os Estados Unidos sobre a sobretaxa de 50% aos produtos brasileiros, conforme o Blog do Noblat.

As sobretaxas estão previstas para entrar em vigor na sexta-feira (1º). Desde domingo (27), o ministro do Itamaraty, Mauro Vieira, está nos Estados Unidos e já avisou que gostaria de conversar com a Casa Branca sobre o tema. O presidente Lula (PT), por sua vez, diz que existe uma tentativa de acordo diplomático.

Por outro lado, Eduardo Bolsonaro, que já terminou a licença de deputado federal, mas que continua nos Estados Unidos, atua para que os EUA sancionem o Brasil para tentar garantir o perdão ao pai, réu no julgamento da trama golpista, no Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente Donald Trump, ao anunciar o tarifaço em carta aberta nas redes sociais, exigiu que cessasse o que chamou de “caça às bruxas” a Bolsonaro, seu aliado ideológico. O líder dos Estados Unidos queria uma interferência do Executivo no Judiciário, o que já foi informado que não vai acontecer.

Ao mesmo tempo, ministros e aliados tiveram suspensão de seus vistos. Os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), também entraram no radar.