
Após tarifas de 77%, Venezuela volta a isentar produtos brasileiros
Informação é que ocorreu falha no sistema que isentava as tarifas
Informação é que ocorreu falha no sistema que isentava as tarifas
Após anunciar tarifas de 15% a 77% ao Brasil, a Venezuela recuou da cobrança. A informação foi confirmada pelo governo de Roraima. Segundo a gestão, a administração Maduro voltou a isentar o imposto de importações sobre produtos brasileiros com certificado de origem.
O presidente da Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria de Roraima, Eduardo Ostreicher, disse que ocorreu uma falha no sistema que isentava as tarifas, mas a normalização já foi feita. Devido ao erro, havia cobrança até em produtos isentos pelas regras do Mercosul.
Governador de Roraima, Antônio Denarium afirmou, em nota, que “a medida restabelece a normalidade no comércio entre os dois países, após exportadores terem sido surpreendidos, na semana passada, com a cobrança da taxa aduaneira sobre mercadorias brasileiras destinadas ao país vizinho”.
Ainda segundo ele, “a Venezuela é o principal destino das exportações roraimenses. Essa taxação poderia prejudicar fortemente o comércio transfronteiriço, afetando empregos, renda e arrecadação. Com a normalização, os empresários ganham mais segurança para continuar exportando para esse mercado, que é essencial para a economia de Roraima”.