Brasil, 24 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Últimas Notícias

Goiás já tem o mesmo número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave de 2024

Situação reflete o número de solicitações de internação nos hospitais estaduais

Publicado em

Goiás registrou 7.475 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) – o que inclui 1.320 por Influenza e 320 por Covid-19 – até terça-feira (22). O montante é o mesmo de todo o ano de 2024, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O número de óbitos por Srag foi de 471 em 2025.

Conforme a pasta, o aumento de casos reflete no número de solicitações de internação pela síndrome nos hospitais estaduais. Em 2024, foram 13.934 solicitações de internação por Srag. Já neste ano, de janeiro a julho, esse número já chega a 11.957.

A SES-GO também revelou que a ocupação das unidades estaduais é superior a 80% para os leitos de enfermaria e ultrapassa 90% para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda assim, a secretaria afirma que o Estado tem conseguido atender à demanda junto às unidades municipais, particulares e federais.

Subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim alerta mais uma vez para que a população busque as vacinas disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos, em 7 meses, a quantidade de casos de todo o ano de 2024. A vacina evita os casos graves e óbitos por Srag, principalmente por Influenza. Temos vacina para Covid-19 e Influenza e precisamos que as pessoas busquem a proteção, principalmente para idosos, gestantes e crianças, que são os que mais agravam e vão a óbito”, ressalta.

Ela também recomenda que as pessoas evitem locais com grandes aglomerações, higienizem as mãos, usem máscara caso apresente sintomas e busquem imediatamente atendimento em uma unidade de saúde (sobretudo em caso de falta de ar).

LEIA TAMBÉM:

Governo de Goiás abre inscrições para cursos técnicos EaD das Escolas do Futuro