Brasil, 10 de setembro de 2025
Siga Nossas Redes
Últimas Notícias

Deputados estaduais de São Paulo pedem impeachment a Tarcísio por apoio ao tarifaço

"Nas últimas semanas, agiu contra os interesses de São Paulo para tentar ajudar Bolsonaro a fugir para os Estados Unidos", diz parlamentar

Publicado em

Deputados estaduais do PSol em São Paulo protocolaram pedido de impeachment contra o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pelo suposto apoio ao tarifaço de 50% aos produtos brasileiros anunciados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A demanda é segunda-feira (21).

“A bancada do PSOL na Assembleia Legislativa está protocolando hoje [segunda-feira] um pedido de impeachment contra o governador pelos atos de improbidade administrativa que cometeu contra o povo de São Paulo e do Brasil. O governo do estado não pode ser um instrumento para infringir a lei, atentar contra a segurança nacional e desrespeitar decisões judiciárias por interesses políticos”, escreveu o deputado Guilherme Cortez (PSol) no X.

Ainda segundo ele, o governador “instrumentaliza o governo do estado para seus próprios objetivos eleitorais. Nas últimas semanas, agiu contra os interesses de São Paulo para tentar ajudar Bolsonaro a fugir para os Estados Unidos, utilizando da estrutura do seu cargo para violar o sistema de Justiça brasileiro”.

Ele também lembrou que São Paulo é o Estado que mais exporta para os Estados Unidos no País e as indústrias, comércio e agronegócio estão em risco. “Mas, ao invés de defender o povo que jurou representar, Tarcísio torce contra seu estado para proteger seus amigos”.

À época do anúncio do tarifaço, Tarcísio criticou o governo Lula (PT) e disse que o Executivo “não entendeu ainda que ideologia e aritmética não se misturam”. Duramente criticado, o governador aliado de Bolsonaro (PL) e apontado como pré-candidato à presidência mudou o discurso e começou a pedir que o governo federal e o governo estadual atuassem de forma conjunta.

Entre outras coisas, Trump pediu na carta que acabasse o que chamou de “caça às bruxas” a Bolsonaro, réu por tentativa de golpe no Supremo Tribunal Federal (STF).

LEIA TAMBÉM:

Eduardo Bolsonaro disse que sabia do tarifaço antes do anúncio de Trump