
Caiado convoca empresários para reunião no Palácio das Esmeraldas para combater tarifaço
Encontro foi marcado para terça-feira (22), às 14h
Encontro foi marcado para terça-feira (22), às 14h
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) convocou, no domingo (22), uma reunião emergencial com empresários para enfrentar os impactos do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O encontro foi marcado para terça-feira (22), às 14h, no Palácio das Esmeraldas.
Durante a gravação, o governador estava ao lado do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha. “Já que o governo federal não assumiu nenhuma ação concreta, nós assumiremos. Nós vamos para cima, vamos cuidar das famílias goianas, vamos cuidar do nosso estado de Goiás e vamos chegando aí também para discutir o quadro político”, disse Caiado.
Sobre o tarifaço, Trump divulgou carta aberta com o anúncio de uma sobretaxa de 50% aos produtos brasileiros nos Estados Unidos e exigiu que acabasse a suposta perseguição a Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Após o ministro Alexandre de Moraes determinar restrições ao ex-presidente, inclusive o uso de tornozeleira, o presidente dos EUA suspendeu os vistos do magistrado e outros membros do STF.
Mas ainda sobre o anúncio, André Rocha disse que “essas tarifas e represálias preocupam todos os empresários brasileiros. Em Goiás, também estamos atentos. Por isso, o governador está convocando os empresários afetados para discutirmos alternativas que minimizem os efeitos danosos dessas medidas. E nós, em Goiás, também estamos preocupados”.
Vale lembrar que, no sábado (19), o governador Ronaldo Caiado já tinha anunciado a criação de uma linha de crédito com taxas abaixo das praticadas no mercado e um grupo de trabalho com representantes do governo estadual e da iniciativa privada devido à sobretaxa. Esta medida, ele afirmou, é voltada para empresas goianas com alta exposição nas exportações aos Estados Unidos, principalmente do setor agroindustrial.
Como contrapartida, essas empresas precisam manter os empregos durante o período de acesso ao crédito. Ele também anunciou a criação de um fundo de garantia para pequenos e médios empresários, no sábado.
Caiado, que esteva em missão no Japão, iniciou o retorno para Goiás no domingo.
Anúncio de domingo:
Anúncio de sábado:
LEIA TAMBÉM:
Pesquisa Quaest: 59% apoiaram ações contra Bolsonaro e 41% criticaram