Brasil, 19 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

Ícone da publicidade, Roberto Dualibe morre aos 89 anos.

Um dos nomes mais influentes da publicidade brasileira, Dualibi foi um dos fundadores da agência DPZ, criada em 1968 ao lado de Francesc Petit e José Zaragoza

Publicado em

O publicitário e escritor Roberto Duailibi morreu nesta sexta-feira (18), aos 89 anos.

Um dos nomes mais influentes da publicidade brasileira, ele foi um dos fundadores da agência DPZ, criada em 1968 ao lado de Francesc Petit e José Zaragoza. 

Nascido em Campo Grande (MS), em 1935, filho de pai libanês e mãe brasileira, Duailibi mudou-se para São Paulo aos 12 anos. Começou na publicidade em 1952, na Colgate-Palmolive, e se formou em 1956 pela Escola de Propaganda de São Paulo.

Antes de fundar a DPZ, passou por algumas das principais agências do país, como McCann Erickson, J. Walter Thompson e Standard Propaganda, onde chegou a vice-presidente de criação. Em 1969, foi eleito “Publicitário do Ano” no Prêmio Colunistas.

Com a DPZ, Duailibi contribuiu para a consolidação de uma linguagem moderna e criativa na propaganda nacional, tornando a agência uma das mais premiadas do país.

Também teve forte presença no meio acadêmico, como professor e diretor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e docente da Escola de Comunicações e Artes da USP (Universidade de São Paulo). 

Presidiu a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) e integrou conselhos da Fundação Bienal de São Paulo e do Fundo Social de Solidariedade do Estado. Em 2015, passou a ocupar uma cadeira na Academia Paulista de Letras.

LEIA TAMBÉM: