O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a suspensão dos vistos do ministro do Supremo Tribunal Federal brasileiro Alexandre de Moraes e dos outros magistrados do STF. “Ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato”, escreveu o dirigente em postagem na rede social X.
O STF tem 11 ministros, ao todo, incluindo Moraes. A decisão retaliatória do secretário foi anunciada após o Supremo determinar medidas cautelares contra Jair Bolsonaro (PL) por conta do risco de fuga para o exterior e devido às articulações do ex-mandatário com o governo Donald Trump (EUA) para aplicar sanções ao Brasil em consequência a provável condenação a ser imposta ao político da extrema-direita brasileira.
De acordo com o secretário, o presidente Donald Trump “deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos”.
“A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos. Ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato”, escreveu.
No último dia 9, Trump anunciou um tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras e citou o inquérito da trama golpista como justificativa para a guerra comercial contra o Brasil.
LEIA MAIS: