
Genial/Quaest: 62% dos entrevistados dizem que Bolsonaro deve desistir de candidatura
Pessoas ouvidas afirmam que ex-presidente deve apoiar outro nome da direita
Pessoas ouvidas afirmam que ex-presidente deve apoiar outro nome da direita
Pesquisa Genial/Quaest revela que 62% dos entrevistados dizem que Jair Bolsonaro (PL) deveria desistir da candidatura à presidência em 2026 e apoiar outro nome da direita. A divulgação do levantamento ocorreu nesta quinta-feira (17).
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda assim, 28% acreditam que ele deveria manter a candidatura, enquanto 10% não quiseram ou não souberam responder.
A Quaest ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais de 10 a 14 de julho deste ano. O levantamento tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Ainda sobre a pesquisa, quando questionados sobre o nome a ser indicado por Bolsonaro, 15% citam o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em segundo aparece Michelle Bolsonaro (PL), 13%; Ratinho Júnior (PSD), 9%; Eduardo Bolsonaro (PL-SP), 8%; Pablo Marçal (PRTB), 8%; Eduardo Leite (PSD), 4%; Romeu Zema (Novo), 3%; e Ronaldo Caiado (União Brasil), 3%.
Outros aparecem com 1%. Nenhum nome somou 19% e não souberam ou não quiseram opinar, 17%.
Lula também não deveria
Da mesma forma, conforme o levantamento, o presidente Lula (PT) não deveria tentar a reeleição em 2026 para 58% dos entrevistados. Outros 38% disseram que ele deve concorrer para um novo mandato.
LEIA TAMBÉM: