Brasil, 17 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Lula venceria todos os adversários no 1º e 2º turnos em 2026, diz pesquisa Quaest

esmo nos casos de empate técnico dentro da margem de erro, como no confronto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista aparece numericamente à frente, com 41% contra 37%

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os adversários testados em simulações de segundo turno da eleição de 2026, de acordo com a mais recente pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (17) pela Folha de S. Paulo. Mesmo nos casos de empate técnico dentro da margem de erro, como no confronto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista aparece numericamente à frente, com 41% contra 37%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho em 120 municípios brasileiros, com 2.004 entrevistados e margem de erro de dois pontos percentuais. O levantamento é financiado pela Genial Investimentos e tem nível de confiança de 95%.

No cenário com Tarcísio, Lula repete os 41% da rodada de maio, enquanto o governador recua de 40% para 37%. O desempenho do presidente se manteve estável, enquanto seu principal adversário perdeu força, reflexo da crise do tarifaço e da tentativa de se desvincular do bolsonarismo após as críticas ao aumento das contas de energia.

Bolsonaro encolhe e Lula amplia vantagem – Na disputa direta com Jair Bolsonaro (PL) – que está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e prestes a ser preso por tentativa de golpe de Estado – Lula também cresceu: agora tem 43% das intenções de voto contra 37% do adversário. Em maio, ambos apareciam empatados com 41%.

Contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Lula venceria por 43% a 36% — antes, a diferença era de apenas quatro pontos (43% a 39%). Também supera os governadores Ratinho Junior (41% a 36%) e Eduardo Leite (41% a 36%), com números similares aos observados na rodada anterior.

Outros nomes da direita testados pela Quaest também aparecem atrás do atual presidente. Contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Lula marca 43% contra 33%; diante de Romeu Zema (Novo), o placar é 42% a 33%; e contra Ronaldo Caiado (União Brasil), 42% a 33%. Nenhuma dessas simulações apresentou variações significativas em relação à pesquisa de maio.

Cenários de primeiro turno ainda pulverizados, mas Lula lidera todos – Nos cenários estimulados de primeiro turno, Lula lidera em todas as simulações, embora com o eleitorado ainda muito dividido. Contra Bolsonaro, o petista tem 32%, seguido pelo ex-presidente com 26%, Ciro Gomes (PDT) com 8%, Ratinho com 6%, e demais nomes com menos de 5%. Brancos, nulos e indecisos somam 23%.

Em outras simulações, Lula aparece com 30% contra Michelle (19%), ou 32% contra Tarcísio (15%) ou Eduardo Bolsonaro (15%). Ciro Gomes aparece como terceira via mais consolidada, com percentuais entre 10% e 12% conforme o cenário.

LEIA TAMBÉM: