
Lula fará pronunciamento à nação sobre o tarifaço de Trump
Na semana passada, a possibilidade já tinha sido debatida pela Secretaria de Comunicação Social
Na semana passada, a possibilidade já tinha sido debatida pela Secretaria de Comunicação Social
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um pronunciamento à nação sobre o tarifaço de 50% aos produtos brasileiros anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta-feira (17). A mensagem, conforme a Folha de S.Paulo, será exibida em rede nacional de rádio e televisão, por volta das 20h. Ela foi gravada na quarta-feira (16).
Na semana passada, a possibilidade já tinha sido debatida pela Secretaria de Comunicação Social. Contudo, após entrevistas à TV Globo e à Record, a Secom tinha considerado entendido que já bastava.
Contudo, o Executivo entendeu a necessidade do pronunciamento após o Escritório do Representante do Comércio dos EUA (USTR, sigla original) abrir uma investigação comercial contra o Brasil. A ação da USTR visa analisar medidas que possam “prejudicar” empresas de tecnologia dos Estados Unidos e práticas consideradas desleais, como o PIX e o comércio informal da 25 de Março, em São Paulo.
Destaca-se que a carta que Trump divulgou com o tarifaço exigia que cessasse a suposta perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no julgamento da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta semana, o presidente dos Estados Unidos voltou a dizer que a sobretaxa ocorre por fator político. Para o governo brasileiro, esse tipo de exigência é uma tentativa de interferência na soberania.
LEIA TAMBÉM:
Moraes dá vitória ao Governo Lula na briga com Congresso pelo decreto do IOF