Brasil, 16 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Política

PDT deve perder Ciro para o PSDB, em breve; pedetistas tentaram última cartada

Líder do partido na Câmara, deputado Mário Heringer teria sugerido Gomes na presidência do PDT

Publicado em

O PDT deve perder o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes para o PSDB. Na segunda-feira (14), inclusive, ele teria acertado a filiação durante uma reunião com a cúpula tucana, em Brasília.

Todavia, o PDT tentou uma última cartada, conforme o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. O líder do partido na Câmara, deputado Mário Heringer, teria sugerido que Ciro assumisse a presidência nacional da legenda.

Contudo, o atual presidente, ex-ministro Carlos Lupi, não teria se entusiasmado. Além disso, uma ala da direção do PDT também teria barrado a ideia.

Ciro estaria interessado em concorrer ao governo do Ceará, em 2026.

Ciro Gomes já criticou PSDB

O ex-governador do Ceará esteve no PSDB nos anos 1990. O pedetista, contudo, já criticou a sigla presidida pelo ex-governador de Goiás, Marconi Perillo.

Em 1997, ao deixar a legenda, ele disse que se recusava a conversar com o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e que concorreria à presidência. Em 2018, inclusive, ele ironizou uma carta de FHC pela união de candidatos de centro. “Mais fácil um boi voar de costas.”

Além disso, em 2016 chamou Tasso Jereissati (PSDB) – político de quem se reaproximou e articula o retorno dele ao tucanato – de “picareta”. No ano seguinte, afirmou que o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves era um “cadáver político”. “Morreu. O que se faz com o cadáver é enterrar. O PSDB vai fazer campanha situacionista (do governo Michel Temer), segurar a alça do caixão de um governo que tem 3% de aprovação. Vai deixar para a véspera da eleição para sair e ficar com justo estigma de oportunista”, afirmou, à época.

O mineiro, atualmente, é um dos principais quadros do partido e aliado de primeira hora de Marconi nas negociações da legenda. O ex-governador faz vista grossa e ignora as críticas. “Ciro reconhece as virtudes do presidente Fernando Henrique Cardoso”, disse Perillo.

No último mês, ao Brasil24HorasMarconi confirmou que as conversas pelo retorno de Ciro ao PSDB avançaram. Segundo ele, o partido “ainda tem um papel relevantíssimo a desempenhar, portanto, nós vamos acreditar, vamos continuar trabalhando. Alguns saem e outros entram”.