
PF bloqueia R$ 6 milhões em operação que investiga tráfico internacional de mulheres
Polícia quatro mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo
Polícia quatro mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo
A Polícia Federal (PF) bloqueou R$ 6 milhões de um grupo criminoso suspeito de um esquema de tráfico internacional de mulheres brasileiras para fins de exploração sexual na Europa em operação deflagrada nesta terça-feira (15). São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo, além de um mandado de prisão preventiva.
Ainda durante a operação, os agentes apreenderam quatro passaportes e as pessoas investigadas foram proibidas de saírem do País.
Segundo a PF, as investigações começaram em maio de 2024. A apuração revelou que o grupo aliciava mulheres brasileiras, especialmente com perfil de modelos, por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens.
Após atraírem as vítimas com promessas de altos ganhos, passagens e hospedagem, submetiam essas mulheres a condições degradantes, jornadas exaustivas, ameaças, retenção de documentos, exploração financeira e violência física e psicológica. “O inquérito policial foi instaurado com base em elementos obtidos durante as diligências e na colaboração de uma das vítimas, que relatou detalhes sobre a atividade da rede criminosa após retornar ao Brasil”, esclareceu a PF.
Também conforme apurado, existe a participação de pessoas no Brasil, principalmente no Distrito Federal, para auxiliar no recrutamento e agenciamento das vítimas, com organização para os atendimentos realizados na Europa. A investigação continua para identificar todos os envolvidos, que poderão responder pelos crimes de associação criminosa e tráfico de pessoas.
LEIA TAMBÉM:
Decreto assinado por Caiado proíbe uso do fogo em vegetação em todo território estadual