
Hemocentro de Goiás está com níveis críticos de sangue O negativo
Secretaria de Estado de Saúde convoca a população a realizar doações
Secretaria de Estado de Saúde convoca a população a realizar doações
O Governo de Goiás alerta que os estoques de sangue O negativo da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo estão em nível crítico, o que gera impacto significativo nas 223 unidades de saúde atendidas pela rede estadual. Desta forma, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) convoca a população a realizar doações.
A convocação por doação visa garantir a manutenção do estoque de sangue e manter a continuidade do atendimento ininterrupto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre o tipo O negativo, ele é considerado universal para transfusões de emergência e pode ser utilizado em pacientes de qualquer outro tipo sanguíneo. Da mesma forma, é considerado um dos mais raros na população.
Diretora de Captação e Atendimento ao Doador, Daynara Vilar explica que as doações são fundamentais para garantir o atendimento seguro de pacientes em todo o Estado. “A doação de sangue é um gesto solidário, rápido e seguro, e pode salvar até quatro vidas. As tipagens sanguíneas A -, B -, O – e AB – são as mais usadas em emergências. Pedimos o apoio da população para nos ajudar com as doações. Para quem ainda não veio fazer sua doação nesses últimos três meses, ou ainda não é doador, venham doar. O tempo entre a triagem e a coleta dura menos de uma hora”, ressalta.
Quais as condições básicas para doar sangue?
Onde doar?
A Rede Hemo disponibiliza o agendamento prévio das doações por meio do site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. Empresas ou instituições também podem solicitar a unidade móvel do Hemocentro para realização de ações de coletas de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Para o agendamento da ação é necessário ter a confirmação de 120 pessoas interessadas em participar e fazer uma solicitação via e-mail, por meio do endereço [email protected] ou pelo telefone (62) 3231-7925.
LEIA TAMBÉM:
Decreto assinado por Caiado proíbe uso do fogo em vegetação em todo território estadual