Brasil, 14 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Internacional

União Europeia pretende retaliar Estados Unidos com 21 bi de euros em tarifas

"Prejudicam a todos, começando pelos Estados Unidos", diz Antonio Tajani, ministro das Relações Exteriores da Itália

Publicado em

A União Europeia (UE) pretende retaliar os produtos dos Estados Unidos com tarifas que somam 21 bilhões de euros, ou seja, cerca de R$ 134,46 bilhões. A medida ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar, no sábado (12), 30% sobre todos os produtos de Europa e México, a partir de 1º de agosto – no Brasil, 50%.

Antonio Tajani, ministro das Relações Exteriores da Itália, disse que o bloco vai implementar essas tarifas se não houver acordo com os Estados Unidos. O anúncio ocorreu em entrevista ao jornal italiano II Messaggero.

“Uma lista de tarifas europeias no valor de 21 bilhões está pronta, a qual uma segunda poderia ser adicionada. Estou que confiante de que haverá progresso”, afirmou e continuou: “As tarifas prejudicam a todos, começando pelos Estados Unidos.”

Ainda segundo ele, “se as bolsas de valores caírem, as pensões e poupanças dos americanos estarão em risco. Repito: nosso objetivo, em perspectiva, é zero tarifas. Um mercado aberto entre Canadá, Estados Unidos, México e Europa.”

LEIA TAMBÉM:

Lula diz que vai levar jabuticaba para Trump; assista