Brasil, 11 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Internacional

Tarifaço ao Brasil: jornal francês chama Trump de ‘mafioso internacional’

Outros veículos de comunicação da França criticaram o presidente dos Estados Unidos pela ofensiva

Publicado em

Um jornal francês chamou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de “mafioso internacional” após o tarifaço de 50% ao Brasil. Outros veículos demonstraram incredulidade e revolta com a medida, nesta sexta-feira (11).

Coluna assinada pelo jornalista Thomas Legrand tem o título de “Trump, o mafioso internacional” e diz que o presidente dos Estados Unidos poderia protagonizar uma nova temporada da série Narcos, “de tanto que ele transforma as relações internacionais, políticas e comerciais em um vasto campo de prevaricação, de extorsão e de ameaças violentas”.

Além disso, o jornalista afirma que o “funcionamento mental do presidente americano é o de um chefe mafioso””. Nessa frase, ele cita a tentativa de interferência de Trump na política interna brasileira, quando pede que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu aliado ideológico, não seja julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por liderar uma suposta tentativa de golpe para se manter no poder.

Para Libé, usar uma ameaça econômica por questões políticas faz de Trump um “Al Capone” com intuito de “interferência descarada”.

Já o Les Echos publicou a matéria “O Brasil de Lula responde às taxas impostas por Donald Trump”, assinada pela correspondente em Nova York, Solveig Godeluck. No texto, ela diz que o republicano faz uma “tentativa de extorsão para interferir na política interior”, mas que o presidente Lula (PT) “subiu no ringue, ignorando a ameaça”, podendo responder na mesma moeda.

Para o veículo de comunicação, Trump está nervoso pelo Brics, bloco do qual o Brasil faz parte, buscar uma solução ao dólar.

Outro que se manifestou foi o canal francês BFMTV. Em sua crônica de economia nesta manhã, chamou de “incoerência” o tarifaço de Trump, que alegou de forma equivocada um excedente comercial com os Estados Unidos. “Não vemos onde está a injustiça, já que são os Estados Unidos que registram um superávit com o Brasil, de US$ 7,4 bilhões em 2024.”

A jornalista Caroline Loyer, que fez a crônica, questiona: “Será que Trump está realmente cogitando interromper o julgamento de Bolsonaro ou esse é apenas um pretexto para encher os cofres dos Estados Unidos?”

LEIA TAMBÉM:

Ministros do STF ironizam demandas de Eduardo Bolsonaro após ofensiva de Trump