
Aliados de Bolsonaro querem que ele apele a Trump contra tarifaço
Eles temem que isso prejudique a economia brasileira e que ocorra a perda do apoio de empresários
Eles temem que isso prejudique a economia brasileira e que ocorra a perda do apoio de empresários
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) querem que eles intervenham contra o tarifaço de 50% do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos do Brasil. Conforme a CNN, eles temem que isso prejudique a economia brasileira e que ocorra a perda do apoio de empresários.
Ao veículo de comunicação, uma liderança bolsonarista disse que o melhor seria o ex-presidente e seu filho agradecerem Trump pelo apoio, mas pedirem que não ocorra a taxação prevista para 1º de agosto. Essa fonte acredita que isso faria Bolsonaro ser visto como responsável por evitar o pior cenário para a indústria e para o agro, acima de qualquer diferença política.
Reação do governo
O governo brasileiro divulgou uma nota oficial em resposta à carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na qual o mandatário norte-americano anuncia a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto. O presidente dos EUA citou falta de reciprocidade e perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na manifestação, o Palácio do Planalto reafirma que “o Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém” e que “o processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”.
LEIA TAMBÉM: