Brasil, 09 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Reunião de líderes da Câmara reduz tensões entre o Planalto e o Congresso

Encontro teve troca de afagos de ambos os lados, além da possibilidade de passar na Casa um projeto de corte de isenções fiscais

Publicado em atualizado às 09:28

Reunião de líderes da Câmara, na terça-feira (8), reduziu as tensões entre o Planalto e o Congresso. Na ocasião, houve troca de afagos de ambos os lados, além da possibilidade de passar na Casa um projeto de corte de isenções fiscais (a urgência já passou na última noite).

Esta medida vai ajudar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a fechar as contas, após a derrubada do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pelo Congresso. Na ocasião, também teria ficado acertado que o Planalto ajudaria na votação do projeto que simplifica o licenciamento ambiental – a pauta desagrada a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Outro acerto, a pedido de um líder do Centrão, foi a análise de uma proposta para criar o programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (Presiq).

Na noite de terça-feira, também ocorreu uma reunião dos presidentes da Câmara e Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foi o primeiro encontro deles desde a crise do IOF.

O distensionamento ocorre, uma vez que o próprio Congresso entendeu que não saiu ganhando do confronto contra o governo, uma vez que o Planalto levou a melhor com a opinião pública com a campanha “ricos contra pobres”. O encontro não tratou dessa crítica ao Congresso. As informações são do Metrópoles.

Destaca-se que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes suspendeu os decretos relacionados às alterações na cobrança do IOF e convocou uma reunião de conciliação entre o governo e o Congresso em 15 de julho.