Brasil, 08 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Últimas Notícias

Moraes mantém prisão de homem que participou da tentativa de explosão de um caminhão-tanque em Brasília

PGR denunciou Alan Diego dos Santos Rodrigues, em junho, por crimes como tentativa de abolição do Estado de Direito e golpe de Estado

Publicado em

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, manteve a prisão preventiva do homem condenado pela Justiça do Distrito Federal por participar da tentativa de explosão de um caminhão-tanque próximo ao Aeroporto de Brasília, em 24 de dezembro de 2022. A decisão é de 4 de julho.

Alan Diego dos Santos Rodrigues teria depositado o artefato explosivo no eixo esquerdo do caminhão-tanque estacionado nas imediações do aeroporto. Condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) pelos crimes de explosão e incêndio, não cabem mais recursos nesta condenação.  

Contudo, a investigação foi enviada ao STF para análise de eventuais crimes contra o Estado Democrático de Direito. A Procuradoria-Geral da República denunciou, em junho, Alan e outros dois investigados por crimes como tentativa de abolição do Estado de Direito e golpe de Estado, pedindo a prisão preventiva dos mesmos.

Eles foram detidos em 27 de junho. Em julgamento na última semana, Moraes manteve a prisão preventiva por entender que a liberdade representaria risco à ordem pública. “Estão inequivocamente presentes os requisitos necessários e suficientes para a manutenção da prisão preventiva, apontando, portanto, a imprescindível compatibilização entre a Justiça Penal e o direito de liberdade”, disse o ministro.