Brasil, 09 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Últimas Notícias

Moraes é intimado pela Justiça dos Estados Unidos

Ministro tem 21 dias para responder

Publicado em atualizado às 22:29

A Justiça do Estado da Flórida, Estados Unidos, intimou novamente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no âmbito de uma ação movida por empresas Trump Media, de Donald Trump, e pela plataforma de vídeos Rumble. A movimentação é de segunda-feira (7).

Conforme as empresas, a determinação de Moraes para suspender contas em redes sociais é prática de censura. Além disso, elas pedem que as ordens não tenham validade no território dos Estados Unidos.

Moraes, por sua vez, tem 21 dias para responder ao processo ou pedir arquivamento, ou contestação. Caso não se manifeste, ele pode ser julgado à revelia e o tribunal poderá aceitar os pedidos sem ouvir a defesa.

No processo, as empresas afirmam que o magistrado censurou “discurso político legítimo nos Estados Unidos” e que as decisões dele violam direitos da Constituição do país.

Entre as determinações de Moraes, estava a suspensão da conta do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Conforme as companhias, as decisões impediram que o conteúdo fosse visto por usuários nos EUA. O Rumble está suspenso no Brasil desde fevereiro, após a empresa não cumprir decisões do ministro.

LEIA TAMBÉM:

Bolsonaro agradece manifestação de Trump e diz que processo contra ele no STF ‘é aberração’