Brasil, 07 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Enfrentamento ao Congresso melhora popularidade de Lula

Governo subiu o tom após derrubada do IOF

Publicado em

A derrubada do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) foi a gota d’água para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que resolveu colocar o time em campo e fazer um enfrentamento ao Congresso. O resultado, conforme pesquisas internas, foi de melhora na popularidade do petista.

Segundo apurado pelo O Globo, a “melhoria da avaliação de Lula cresceu fora da margem de erro, enquanto a reprovação caiu em proporções consideráveis”. A medida ocorre após o PT subir o tom e adotar o discurso “ricos contra pobres”.

Para ministros, o Congresso antecipou a campanha com a derrubada do IOF e, com isso, o governo abraçou o debate. Agora, a tendência do Executivo é manter as falas de combate aos privilégios e por justiça tributária.

“O centrão queria usar o IOF e essa disputa para deixar o governo Lula um pato manco até a eleição. O que fez, porém, foi nos dar um presente”, disse um ministro à colunista Bela Megale. A postura do Congresso ajudou o governo a comunicar melhor as propostas econômicas, avalia.

Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) saiu da história como vilão e, há alguns dias, faz aceno para Lula e tenta uma conciliação.