Brasil, 01 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Últimas Notícias

Prefeitura de Goiânia amplia Direita Livre para 72 pontos

Medida permite que motoristas realizem a conversão à direita mesmo com o semáforo fechado, desde que respeitadas as normas de segurança viária

Publicado em

A prefeitura de Goiânia ampliou as faixas de Direita Livre para 72 pontos. Essa medida visa dar maior fluidez no tráfego e está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Conforme a legislação, ela permite que motoristas realizem a conversão à direita mesmo com o semáforo fechado, desde que respeitadas as normas de segurança viária.

“Não é um sinal verde automático. É um benefício que depende do comportamento seguro e consciente dos condutores”, afirma o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu. Segundo ele, a prioridade segue com os mais vulneráveis. “A regra básica continua, o maior protege o menor.”

Para o motorista Carlos Vizboré, “é um ganho de tempo para a gente. Só de não ficar parado em um sinaleiro apenas para fazer a conversão à direita melhora muito. No trajeto que faço, percebo que já tive um ganho de 15 minutos para chegar mais cedo em casa”.

Diretor de trânsito da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), Luís Tiago Santos reforça que, “com as placas indicativas, o motorista que precisa apenas virar à direita pode seguir sem esperar o sinal abrir, desde que respeite os pedestres, ciclistas e outros veículos”. Ele afirma, ainda, que a Direita Livre de Goiânia ajuda na diminuição de filas e do tempo de deslocamento, além de melhorar a eficiência dos cruzamentos e reduzir o consumo de combustível. “Isso também tem reflexo ambiental, pois contribui para a redução da poluição do ar da cidade.”