Brasil, 01 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Últimas Notícias

Operação investiga fraudes na emissão de guias de trânsito animal em Goiás

Ação acontece em oito cidades goianas, mas também no Tocantins, Mato Grosso, São Paulo e Distrito Federal

Publicado em

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) cumpre cerca de 50 ordens judiciais, entre buscas e prisões e bloqueios de bens, nesta manhã de terça-feira (1º). A Operação Paper Ox acontece em oito cidades goianas, mas também no Tocantins, Mato Grosso, São Paulo e Distrito Federal e investiga fraudes na emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de notas fiscais relacionadas à movimentação de bovinos.

Ao todo, 90 policiais civis atuam na ação que investiga uma organização criminosa que estaria à frente do esquema. A operação ocorre por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR) e conta com o apoio da Agrodefesa. Neste momento, ainda não há informação sobre prisões.

Esta ação também garantiu a indisponibilidade de bens da ordem de R$ 127 milhões, conforme a PCGO.

Sobre a GTA, trata-se de um documento oficial e obrigatório no Brasil para o transporte de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal. Vale para dentro do Estado e também de forma interestadual. Nele estão informações essenciais sobre a origem, destino, finalidade e condições sanitárias do transporte. Entre os motivos estão controlar e rastrear o trânsito das espécies e prevenir a disseminação de doenças.