
Cavalhadas de Pirenópolis movimenta a cidade até terça-feira
Moradores e turistas lotaram as arquibancadas do módulo esportivo da cidade, conforme a prefeitura do município
Moradores e turistas lotaram as arquibancadas do módulo esportivo da cidade, conforme a prefeitura do município
As Cavalhadas de Pirenópolis começaram no domingo (8). O primeiro dia da tradicional manifestação cultural contou com desfiles, encenações, além da irreverência dos mascarados e o colorido dos cavaleiros mouros e cristãos. Moradores e turistas lotaram as arquibancadas do módulo esportivo da cidade, conforme a prefeitura do município.
É preciso citar, as Cavalhadas têm mais de 200 anos de história e recontam as batalhas medievais entre mouros e cristãos, preservando costumes, vestimentas e rituais passados de geração em geração. Prefeito da cidade, Nivaldo Melo disse que a festa é importante para a identidade e economia da cidade. “As Cavalhadas são o coração da cultura pirenopolina. Além de manter viva nossa história e nossas tradições, a festa movimenta o turismo, gera emprego e fortalece a autoestima do nosso povo. É um momento de união e de celebração que mostra ao Brasil a riqueza do nosso patrimônio imaterial”, afirmou.
O evento, que faz parte da Festa do Divino Espírito Santo, começou com as Alvoradas da Banda de Couro e Banda Phoênix. Além disso, também teve o cortejo do imperador, missa solene na Igreja Matriz e sorteio do novo imperador, Adriano Pompeu de Pina Jaime. Conforme o secretário de Educação e Cultura, Renato Gomes, trata-se de uma festa viva, pulsante e profundamente respeitada por todos que aqui vivem ou visitam.
“A Festa do Divino é uma celebração tradicional, reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Iphan, que une fé, cultura e identidade. Com 207 anos de história, ela representa mais do que um evento religioso, é um momento de reencontro das famílias, de devoção e de orgulho para os pirenopolinos. À medida que Pirenópolis se aproxima dos seus 300 anos, a Festa do Divino reafirma seu papel como um dos pilares da nossa identidade”, ressalta o secretário.
Programação Festa do Divino e Cavalhadas
Segunda-feira (9)
Terça-feira (10)