Brasil, 25 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Internacional

Brasileiro Thiago Ávila, Greta Thunberg e outros ativistas de ajuda a Gaza são detidos por Israel

"A conexão com o [barco] Madleen foi perdida", informou pelo Telegram o grupo que tentava entregar ajuda humanitária

Publicado em

Soldados israelenses detiveram o brasileiro Thiago Ávila, a sueca Greta Thunberg e outros ativistas ligados à organização Coalizão Flotilha da Liberdade – que luta contra o bloqueio de Israel a Gaza – nesta segunda-feira (9). “A conexão com o [barco] Madleen foi perdida”, informou pelo Telegram o grupo que tentava entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

Não foi possível checar a informação de forma independente. O grupo também publicou uma foto que mostra pessoas com coletes salva-vidas sentadas com as mãos levantadas. Em seguida, o Ministério das Relações Exteriores de Israel disse que o barco navegava em segurança para a costa do país. Afirmou, ainda, que os passageiros estavam ilesos e seriam “repatriados para seus países de origem”.

Thiago chegou a gravar um vídeo antes da detenção. “Eu sou Thiago Ávila, sou um cidadão brasileiro e membro da Coalizão Flotilha da Liberdade, e se você está assistindo a esse vídeo, isso significa que eu fui preso ou sequestrado por Israel, ou por alguma outra força cúmplice no Mediterrâneo na nossa viagem rumo a Gaza para romper o bloqueio”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: