Brasil, 29 de maio de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

Após passar por exames e iniciar tratamento de labirintite, Lula retoma agenda com viagem ao Ceará

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz nesta quarta-feira (28) uma visita à estação de bombeamento da EBI-3, no município de Salgueiro, Sertão pernambucano. A cidade faz fronteira com a Paraíba e com o Ceará. De acordo com o governo federal, os investimentos para conserto e manutenção da motobomba chegaram a R$ 2,2 milhões.

A obra faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Com 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte), o empreendimento visa garantir a segurança hídrica de cerca de 12 milhões de pessoas em quase 400 cidades nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

A confirmação feita pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República sobre as viagens de Lula veio após o presidente passar por exames no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília (DF), esta semana. Nesta segunda (26), ele sentiu tontura depois do almoço, foi atendido pela médica da Presidência, Ana Helena Germoglio, que o encaminhou à unidade, e depois foi liberado.  

No Eixo Norte do Projeto São Francisco, existem três estações, com capacidade para impulsionar a água 188 metros acima do nível do São Francisco, altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares. A EBI-3 tem capacidade de bombear 24 mil litros de água por segundo. 

Atualmente, mais de 7,6 milhões de pessoas em 222 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte (os quatro estados beneficiados pela Transposição do Rio São Francisco) são atendidas pelo trecho da estação EBI-3.

A EBI-3 é um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados capazes de garantir um volume contínuo de transporte de água, entre um poço de sucção e uma área de escoamento, por meio de tubulações forçadas, tudo isso acondicionado em um prédio com três pavimentos. 

A partir da EBI-3, as águas do Velho Chico seguem, por meio de canais e reservatórios, até os estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, para abastecer a população.