Brasil, 29 de maio de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

Moraes manda PF ouvir Bolsonaro no inquérito que investiga ações de Eduardo nos EUA

Publicado em atualizado às 22:09

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neswta segunda-feira (26) a abertura de um inquérito para apurar a atuação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras. A decisão se deu após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR atribui ao deputado uma campanha de intimidação e perseguição contra integrantes do Supremo Tribunal Federal, da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Federal envolvidos em investigações e processos contra bolsonaristas.

Em reação ao pedido, Eduardo Bolsonaro afirmou o Brasil é ‘um estado de exceção’, que a ‘medida injusta e desesperada’ e que o procurador-geral Paulo Gonet age ‘politicamente’.

Além da instauração do inquérito, Moraes já autorizou as primeiras medidas da investigação: o monitoramento e a preservação das publicações de Eduardo Bolsonaro nas redes sociais e os depoimentos do deputado e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a decisão, eles devem ser ouvidos dentro de dez dias.

A Procuradoria-Geral da República pediu para ouvir o ex-presidente por considerar que ele é “diretamente beneficiado” pela campanha e já declarou “ser o responsável financeiro pela manutenção do sr. Eduardo Bolsonaro em território americano”.

Como Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos, o ministro autorizou que ele seja notificado por e-mail e responda às perguntas por escrito.

Eduardo Bolsonaro se licenciou do mandato na Câmara e está nos Estados Unidos desde fevereiro. O deputado justificou que decidiu permanecer no país para “focar em buscar as justas punições que Alexandre Moraes e a sua Gestapo da Polícia Federal merecem”.

Desde que deixou o Brasil, Eduardo mantém agendas com congressistas republicanos e auxiliares do presidente Donald Trump para tentar emplacar medidas que pressionem o STF no julgamento da trama golpista.